Sobre o evento

A Maratona Mineira de Programação é um evento que existe desde 2012. Essa competição se destina a estudantes dos cursos de graduação e início da pós-graduação de universidades presentes no estado de Minas Gerais.

O principal objetivo da competição é promover a criatividade, o trabalho em equipe, a busca por novas soluções computacionais e a resolução de problemas sobre pressão. Para atingir esse objetivo os estudantes devem se organizar em times de 3 pessoas, em que durante cerca de 5 horas devem resolver o maior número de problemas que conseguirem utilizando de apenas 1 computador. Durante a prova não podem ser utilizados de aparelhos eletrônicos, dessa forma, eles podem realizar consultas apenas em materiais impressos levados por eles, como livros, apostilas, manuais, etc.

Nesta competição ganha a equipe que fizer mais problemas, e em caso de empate, ganha aquela que fizer em menor tempo. Além disso, os problemas são corrigidos em tempo real, e caso uma resposta seja julgada como errada a equipe é imediatamente avisada e tem a oportunidade de enviar novamente quantas vezes forem necessárias o problema. Caso o problema seja julgado como correto, a equipe recebe um balão de cor referente ao problema que acabou de acertar.